12.2.05

The gates

Foi inaugurado hoje no Central Park, Nova York, o projeto artístico de US$ 20 milhões de Christo e sua mulher Jeanne-Claude, intitulado "The Gates"

Trata-se de 7,5 mil bandeiras cor de açafrão, sustentadas por arcos retangulares de vinil de 5,5 metros de alturas ao longo de uma trilha de 36,8 quilômetros dos caminhos no Central Park.

Os artistas confessaram que a obra deverá confundir muita gente. Pensando nisso, cerca de 300 monitores estarão preparados para responder a perguntas nos 16 dias da exposição.

"A pergunta comum é, 'para que serve isso?"', disse Jeanne-Claude em entrevista coletiva na sexta-feira (11). "E eles saberão responder, 'Para absolutamente nada, é apenas uma obra de arte"'.

A questão não é conversar sobre a obra, mas experimentar o projeto. "É preciso gastar tempo andando, e você vai ter tempo frio, dia de sol, de chuva e até neve", disse Christo.

"Os Portões são a maior obra de arte já realizada na história de nossa cidade", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ao apresentar o projeto à imprensa.

O títuto completo da obra é "the gates, Central Park, New York City, 1979-2005" já que o casal - ele nascido na Bulgária e ela no Marrocos - trabalhou no projeto durante 26 anos.

A obra, sem nenhum tipo de patrcínio, foi custeada pelos artistas.